QUEM LEMBRA DO VIZINHANÇA?

Curitiba teve na década de 1980 uma outra categoria de ônibus, na verdade micro-ônibus, que era o VIZINHANÇA.

A finalidade era de fomentar os deslocamentos locais sem que fosse necessária a pela busca de serviços e comércios em outras localidades, como no Centro da capital.

Ao menos duas empresas operaram o serviço, a extinta CARMO com dois veículos, prefixos 9201 e 9202 que chegaram a receber o sistema alfanumérico, portanto, EV001 e EV002, e a REDENTOR, 9301 a 9303 e depois HV001 a HV003, todos com carroceria Caio Carolina II e chassi 608 D da Mercedes-Benz.

Quanto ao histórico de linhas, vamos contar com a cooperação dos colegas que conheceram para trazer mais informações. O modelo foi descontinuado após 1992, isso porque os prefixos com letras e números foi implantado naquele ano, com o início da Viação Cidade SORRISO.

O então HV001 / 9301 estava à venda, em agosto de 2010, na antiga Esquina do Ônibus (que ficava na esquina da Rua João Dalegrave com a Linha Verde, no Jardim Social). O curioso é que, pesquisando no Google Maps com o registro mais antigo (junho de 2011), é possível ver, inclusive, este micrinho, além de carros ex Foz do Iguaçu à venda.

Se você lembra do Vizinhança, conte para nós.

#TransporteColetivo #curitiba #regiaometropolitana #onibus #ligeirão #historia #lembrança #Acessibilidade #inclusao #Curitiba #transportecoletivobr #convencional #alimentador #ligeirinho #circularcentro #Interbairros #expresso #brt #busologia #busologo #vizinhanca

Deixe um comentário