ALIMENTADOR DA CASTELO BRANCO

Parque da Ciência

Em 07 de dezembro de 2002 foi inaugurada a linha Alimentadora Metropolitana O21-PARQUE DA CIÊNCIA que operou pouco mais de cinquenta dias, ligando o terminal do Santa Cândida ao antigo Parque Castelo Branco, o então Parque da Ciência.

O local era utilizado anualmente para realização de eventos agropecuários que, devido à implantação da represa do rio Iraí nas proximidades, inviabilizou o exercício de eventos desta natureza.

A gestão Estadual à época foi concluída naquele ano e utilizou parte do espaço para implantação do Parque da Ciência, que depois se tornou o Complexo Newton Freire Maia.

O objetivo da implantação da linha que operava somente nos picos era de facilitar o acesso de estudantes ao local.

A Viação Castelo Branco utilizava dois carros de sua frota para a linha, um fixo e outro reserva. Naquele período os Alimentadores da região metropolitana ainda utilizavam a cor branca, junto ao tradicional laranja e, nesse caso, os carros que operavam a linha N72-CTBA/EUGÊNIA MARIA foram os escalados: 25061 remanejado para 25A99, Marcopolo Torino GV, Mercedes Benz OF 1721 ano 1998, placa AHY-6524 (foto) e 25041, Marcopolo Torino GV, Mercedes Benz OF 1620 ano 1995, placa AFW-0553, para 25A98.

Após utilização na categoria Alimentador, com a desativação da linha, os dois veículos voltaram a seus prefixos anteriores.

Junto ao então Parque da Ciência havia um ponto de parada que, mesmo após desativação, teve a placa da linha afixada por grande período.

#memorias #castelobranco #parquedaciencia #santacandida #alimentador #curitiba #pinhais #quatrobarras

Deixe um comentário