Antes e depois

17C05 da Azul

1993 à 1995 foi um período que marcou a renovação de carros pesados nas empresas metropolitanas. Sob a coordenação da COMEC, órgão do Governo Estadual, foram construídos e reformados terminais na RMC (Região Metropolitana de Curitiba) como o de Fazenda Rio Grande, Cachoeira em Almirante Tamandaré, Maracanã (ficou sem operação por muitos anos), Jardim Paulista e Central em Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Piraquara.

Na Expresso Azul, operadora do município de Pinhais, os carros foram utilizados na linha Vila Maria Antonieta, que ligava o bairro da cidade ao terminal Guadalupe no Centro de Curitiba.

Após o início da coordenação da URBS na região metropolitana, em 1996, os ônibus foram pintados de amarelo, cor padrão da categoria Convencional para operação da linha C03-PINHAIS/ALTO DA RUA XV, uma vez que a mesma ligava o terminal Autódromo, em Pinhais, ao terminal Guadalupe no Centro de Curitiba, via Tarumã.

Em julho de 2000, com a inauguração do terminal Pinhais e consequentemente a desativação do terminal Autódromo, várias mudanças ocorreram, como o início do Expresso Biarticulado na região metropolitana, substituindo os articulados, dos quais nove foram repassados para a categoria Convencional e aproveitados para a linha C03-PINHAIS/GUADALUPE (Via Tarumã). Outros três articulados foram adaptados para embarque em nível (expressos / vermelhos), operando como frota reserva e linha reforço do Terminal Capão da Imbuia ao Terminal Pinhais.

Quanto aos Convencionais semipadron, os oito carros Marcopolo Torino LN com chassi Volvo B58E, ano 1994, prefixos 17C02 a 17C05, 17C07 a 17C09 e 17C16 foram utilizados, principalmente, na linha Convencional Metropolitano C63 – CTBA/CONJUNTO ATUBA.

Abaixo, do acervo de @francisjbecker, fotos do antes e depois de um dos veículos que chegou com prefixo 4203 no sistema COMEC e remanejado para Convencional com prefixo 17C05, placa AEY-5137. O último registro do veículo foi num ferro velho onde o mesmo estava na sequência para desmanche.

#pinhais #memorias #lembrancas #recordacoes #busologia

Deixe um comentário