Expresso clássico de Curitiba

Em 1992 Curitiba recebeu uma renovação de frota para atendimento das linhas do transporte coletivo bastante expressiva, sobretudo por se trata do modelo clássico da Mercedes-Benz que compreendia chassi e carroceria, o O371 UP, presente nas categorias Alimentador, Interbairros, Convencional, linhas metropolitanas e mesmo no Expresso, como é o caso dessa publicação.

Eram oito unidades para a Empresa CRISTO REI, atendimento das linhas do eixo Leste de Curitiba, e foram os primeiros com prefixo alfanumérico de fábrica, DE033 a DE040. No acervo de @franciscojose.becker temos o carro DE035 parado junto ao antigo ponto final das linhas 301-CAPÃO DA IMBUIA e C01-C.SIQUEIRA/C.IMBUIA, o mesmo local Da Estação Vila Nova, quase divisa com a cidade de Pinhais.

Depois de sair do sistema, o veículo em questão ainda foi aproveitado para outra finalidade, com algumas adaptações na carroceria, mas preservada sua originalidade, registrado por Marcelo Santos na cidade gaúcha de Mato Castelhano.

Não para por aí, o DE035 também foi a inspiração para o Kyan Leonardi recuperar o modelo semelhante, que foi da mesma empresa, mas com cor amarela e prefixo DC055, veículo esse que está em processo de restauração.

#expresso #monobloco #historia #curitiba #VivaCuritiba

Deixe um comentário