O carro dessa postagem fazia parte de um trio de mesma configuração que atendeu o transporte coletivo público em Colombo, região metropolitana de Curitiba.
Inicialmente tiveram a categorização de serviço metropolitano de categoria semelhante ao Convencional da capital (cor amarela de ligação de bairros com o Centro). Para tanto, tiveram cor bordô, prefixos 2300 a 2302 no sistema COMEC de 1993.
Depois, com a gestão pela URBS e integração completa do eixo Estrada da Ribeira (Terminal Maracanã), receberam nova pintura na cor laranja, categoria Alimentador, prefixos 18A53 a 18A55.
O 2302, antes de ser laranja, teve outro prefixo, o 2428, que era da categoria INTEGRAÇÃO do Metropolitano, a mesma que Alimentador de Curitiba.
Posteriormente, dois deles, ao saírem do sistema, foram adquiridos pela Prefeitura de São José dos Pinhais, também região metropolitana, para atendimento do transporte escolar com prefixos 361 e 362:
2300> 18A53> 361
2301> 18A54> 362
Outras curiosidades: esses três veículos, de três portas, tinhas a porta de entrada (frete) diferente da maioria absoluta para essa carroceria, quando a porta era aberta, as duas folhas seguiam para o mesmo sentido (ficavam unidas – não separadas).
Além disso, por terem sido fabricados em 1991 e aparecerem em Colombo posteriormente, foram utilizados em outro sistema/operação. Qual?
Empresa: Viação STO. ANTÔNIO
Carroceria: Busscar Urbanus
Chassi: Mercedes-Benz OF-1318
Com a colaboração de @francisjbecker @kwillianmartins @pablodalasil podemos memorar histórias do transporte coletivo, recordar, viver.




#colombo #maracana #curiosidades #historia